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China já compra quase toda a celulose produzida em Mato Grosso do Sul

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Maior navio de transporte de celulose do mundo chega à China, mercado que fez a Suzano implementar grandes investimentos na fábrica de Ribas do Rio Pardo.

Terminal intermodal de Inocência
Por Agência 24h*

A Suzano está entregando na China a maior carga de celulose do mundo transportada em um navio. São 77 mil toneladas de celulose. Para os próximos meses, com expectativa de aumento de produção com a entrada em operação da fábrica de Ribas do Rio Pardo, a empresa se prepara para iniciar mais transportes com novos navios de magnitude semelhante.

Quando o terminal intermodal (rodo-ferro-hidroviário) de Inocência entrar em operação e for conectado ao terminal de Aparecida do Taboado, será o entreposto mais eficiente para o escoamento da produção de Ribas do Rio Pardo. A capacidade de transporte por ferrovia através do ramal Inocência-Aparecida aumentará em 10%, segundo a companhia, comparando com a embarques feitos em Três Lagoas. Os terminais no vale da celulose ficam a distâncias médias de 80 km.

O transporte marítimo gigante à China foi feito pela Cosco Shipping Specialized Carriers no Green Santos, anunciado como o maior navio de transporte de celulose do mundo, com capacidade para transportar 77 mil toneladas. Ele deixou o porto de Santos (SP) no dia 4 de março com destino à Ásia, destacou a revista IstoÉ Dinheiro.

A projeção é de que os envios robustos de carga continuem. Isso porque o navio, que foi entregue no final de 2023, faz parte de uma frota de embarcações com porte semelhante que serão entregues em 2024, segundo a Suzano.

RIBAS DO RIO PARDO

“A iniciativa visa atender o aumento previsto das exportações de celulose proveniente da fábrica da Suzano em construção em Ribas do Rio Pardo”, comentou a empresa em nota.

“Conhecida como Projeto Cerrado, a unidade, que entrará em operação até junho de 2024, elevará a capacidade total da Suzano para 13,5 milhões de toneladas anuais”, acrescenta a empresa. A empresa havia informado que o aumento da capacidade produtiva seria de mais de 20%. Toda a produção da nova unidade será escoada a partir de Santos.

A celulose é a base dos negócios da Suzano, uma das principais exportadoras do país. Em 2023, esse produto representou 77% da receita líquida da empresa, sendo que o mercado externo absorveu 93% das vendas totais.

No Brasil, a celulose tem uma participação de 2,8% das exportações, considerando dados de março do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Do total, quase 30% tem como destino a China – o maior importador de celulose do Brasil, bem à frente dos 13,5% do segundo colocado, Estados Unidos.

Entenda o caminho até o porto de Santos

Colheita do eucalipto

Para garantir que toda a madeira necessária para a produção de celulose chegue à fábrica da Suzano em Ribas do Rio Pardo, o time de especialistas da Operação Florestal planeja o trabalho com muita antecedência, levando em conta indicadores como a produtividade local, tipo de manejo, fertilização e outros fatores para definir a hora certa colher o eucalipto.

Quando chega o momento, a colheita é executada com o uso de duas máquinas: harvesters, colheitadeiras que derrubam, desgalham, descascam e cortam as toras em tamanhos certos para o transporte; e os forwaders, que organizam e transportam a madeira para a beira das estradas rurais. Lá as toras ficam esperando por cerca de 45 dias para perder umidade e, então, são carregadas nos tritrens e hexatrens que as levam para a fábrica, onde se inicia o ciclo da celulose.

Última parada antes de Santos

Após o enfardamento e carregamento da celulose produzida na fábrica, os caminhões carregados seguem de Ribas do Rio Pardo pela BR-262 e MS-377 até o Terminal Intermodal de Inocência, atualmente em construção naquele município.

Lá, profissionais capacitados serão responsáveis por acomodar os fardos nos 21 mil m² do grande complexo intermodal, onde ficarão armazenados até serem carregados nos vagões de trem. Em apoio à diversidade e ao aprimoramento dos(as) colaboradores(as), a Suzano apoia o programa Mulheres na Direção, realizado pela empresa JSL, que visa ter 70% da mão de obra de operadores de empilhadeira do terminal compostos por mulheres.

Quando a operação ferroviária da Suzano em Inocência for iniciada, será uma das mais eficientes da empresa. Os vagões terão cerca de 10% a mais de capacidade em comparação com aqueles que transportam a celulose de Três Lagoas, garantindo uma operação mais eficiente e sustentável ao permitir o transporte de mais carga em menos tempo.

(*) Com informações da Assessoria de Imprensa l Projeto Cerrado
(Fotos: Divulgação)

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