Estande do Governo na Expogrande inova com tecnologia e interatividade, unindo a cadeia produtiva
Por Rosana Siqueira – SEMADESC
Aliando tecnologia e inovação o estande do Governo do Estado abre um leque de possibilidades para quem deseja conhecer as ações voltadas para incrementar a agropecuária do Estado.
Coordenado pela Iagro, vinculada à Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), o estande emprega a tecnologia de realidade virtual para transformar a educação sanitária, além de ter a meta de virar um ponto de encontro das cadeias produtivas do Estado.
O objetivo é criar experiências imersivas que permitem aos usuários visualizar cenários complexos de saúde animal e vegetal de uma maneira intuitiva e interativa.
O espaço, além de oferecer um segmento educativo para crianças sobre defesa sanitária, permite uma experiência imersiva por meio de Óculos VR, proporcionando aos visitantes uma viagem virtual ao habitat dos morcegos e elucidando sobre a praga caruru palmeri, bem como as práticas apropriadas para o armazenamento de embalagens de agrotóxicos.
Ontem na abertura da Expogrande, inúmeras autoridades estiveram no estande para conhecer as inovações.
O óculos VR foi uma das novidades que mais chamou a atenção das autoridades que passaram no local, como o governador Eduardo Riedel, o secretário de Estado, Jaime Verruck, o diretor-presidente da Funtrab, Ademar Silva Jr, e várias autoridades, que puderam curtir a experiência.
No estande do Governo do Estado também teve início o “Iagrocast”, um podcast da Iagro em parceria com a TVE, trazendo discussões com temas ligados à agropecuária e sustentabilidade lideradas pelo apresentador e médico-veterinário Osmar Bastos. A meta é integrar tecnologia, educação e interatividade ao estande.
“Queremos criar uma experiência rica e envolvente. Nosso objetivo é mais que informar; é engajar e conectar profundamente a comunidade agropecuária e o público com a importância crítica da defesa sanitária e da segurança dos alimentos, destacando nosso compromisso com a inovação e a sustentabilidade no setor”, frisa o presidente Daniel Ingold.
Encontro das cadeias produtivas
Além disso o estande será palco para pautas de desenvolvimento do Governo do Estado. Na próxima semana, haverá dias específicos para debate de cadeias produtivas com a participação de organizações importantes como a Associação Brasileira de Pecuária Orgânica (ABPO), representantes do Programa Estadual de Incentivo à Produção Pecuária de Qualidade de Mato Grosso do Sul (Precoce MS), Associação dos Avicultores de Mato Grosso do Sul (Avimasul), Associação Sul-Mato-Grossense de Suinocultores (Asumas).
Fotos – Mairinco de Pauda