domingo, novembro 24, 2024
3 C
Brazil

“Etanol brasileiro pode contribuir para a descarbonização do mundo”, diz secretário

Data:

spot_img
spot_img

Lançamento de campanha para estimular uso do etanol acontece quando são comemorado 21 anos de carro flex no Brasil.

Por Rosana Siqueira – SEMADESC

“O etanol brasileiro pode contribuir para a descarbonização do mundo”. A frase proferida pelo secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) Jaime Verruck expressa bem a meta do Estado em apoiar o uso cada vez maior de combustíveis mais sustentáveis assim como promover o crescimento do setor sucroenergético do Estado. Essa parceria foi evidenciada hoje (12) durante o lançamento da campanha “Movido pelo Agro”, lançada pelo Sistema Famasul e a Biosul,na sede da Casa Rural.
O objetivo é estimular o consumidor sul-mato-grossene a abastecer com o etanol, um combustível mais limpo e sustentável, colaborando para um consumo consciente e a valorizando a produção local em Mato Grosso do Sul a partir da cana-de-açúcar e do milho.

Secretário Jaime Verruck participou do lançamento da campanha Movido pelo Agro Etanol na Famasul.

Para atrair os consumidores, a campanha vai divulgar ações que incentivem o abastecimento de veículos com etanol, integrando as práticas ESG adotadas pelo Sistema Famasul, além do alinhamento com as propostas do “MS Carbono Neutro”, e das metas e compromissos climáticos adotados pelo Brasil.

O titular da Semadesc Jaime Verruck participou do evento representando o governador Eduardo Riedel e elogiou a iniciativa que se alia a meta do Governo do Estado em se tornar Carbono Neutro em 2030. “A campanha traz um avanço significativo. Não se trata apenas da questão de preço, mas sim de descarbonização. De mostrar para as pessoas quanto elas podem contribuir com o consumo de etanol para manter as economias, as usinas que geram emprego e renda. Um segmento que cultiva mais de 860 mil hectares de cana no Estado, 19 usinas operando”, salientou Verruck.

Outro ponto citado pelo secretário foi a pegada de descarbonização. “A campanha também promove a descarbonização, uso de energia renovável, que são principais linhas que o Estado defende”, destacou. Ele salientou que Mato Grosso do Sul já faz parte deste novo cenário de investimentos em tecnologia, seja na produção de cana como no etanol 2G e biometano.

O mês de março foi escolhido para o lançamento por um motivo emblemático: são 21 anos de carro flex no Brasil. O “Movido pelo Agro” visa conscientizar sobre as vantagens ambientais do etanol, um biocombustível limpo e renovável. Desde setembro de 2023, o Sistema Famasul abastece toda sua frota somente com etanol.

Estiveram presentes na solenidade o presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni; o presidente do Conselho da Biosul, Amaury Pekelman; o presidente da Faemg (Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais), que idealizou a ação em 2023, Antônio Pitangui; o presidente da Siamig (Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais) e da Bionergia Brasil, Mario Ferreira Campos Filho, além de outras autoridades do setor.

Carros da Famasul serão identificados com o selo da campanha Movido pelo Agro Etanol

 

Fotos – Mairinco de Pauda

Últimas notícias

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui