Corrida do álcool começou há meio século e mantém o Brasil na vanguarda da transição energética. Etanol é o carro-chefe dos biocombustíveis
Postos com bombas de álcool ainda eram pouco frequentes quando do lançamento do Fiat 147 em 1979, primeiro carro a álcool do mundo
Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover) lançado no penúltimo dia de 2023, deu o start de mais uma etapa da pioneira trajetória do Brasil na exploração de fontes renováveis de energia e papel na descarbonização. O programa animou a cadeia produtiva de cana e milho e fez desencadear campanha pelo consumo do etanol. O entusiasmo resgata o momento de euforia de quando a trajetória do combustível verde começou.
Essa história começou há 49 anos, com o lançamento, em 1975, do Programa Nacional do Álcool (Proálcool). O passo seguinte ocorreu em 2003, com o carro flex. Uma revolução tecnológica que colocou o país no topo da sustentabilidade.
Agora, em meio a instabilidade e incertezas do mercado de combustíveis fósseis, em contraponto às mudanças climáticas, ganha força o setor de bioenergia, que abriu campanha junto com o setor rural, para estimular o consumo de etanol, produzido com duas culturas abundantes no Estado, de cana e milho. A produção de etanol e biodiesel terá incentivos fiscais de R$ 19,3 bilhões até 2028 com o reposicionamento do setor diante da agenda do clima.
Na comparação com veículos movidos a eletricidade brasileira, dada a predominância de hidrelétricas no País, o etanol fica em segundo lugar, com pequena diferença, como o menos poluente, mas com ampla vantagem sobre as fontes energéticas no resto do planeta.
.A campanha, liderada pela Famasul e Biosul, adotou um tema que reforça o consumo consciente e a valorização do etanol produzido em Mato Grosso do Sul a partir da cana-de-açúcar e do milho.
“Movido pelo Agro” começa com ato na Casa Rural, dia 12. Segundo a Biosul, a campanha consiste em uma ampla divulgação para estimular o abastecimento de veículos com etanol, integrando as práticas ESG adotadas pelo Sistema Famasul, além do alinhamento com as propostas do “MS Carbono Neutro”, e das metas e compromissos climáticos adotados pelo Brasil.
O mês de março foi escolhido para o lançamento por um motivo emblemático: são 21 anos de carro flex no Brasil. O “Movido pelo Agro” visa conscientizar sobre as vantagens ambientais do etanol, um biocombustível limpo e renovável. Desde setembro de 2023, o Sistema Famasul abastece toda sua frota somente com etanol.
São esperados no ato de lançamento da campanha o presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni; o presidente do Conselho da Biosul, Amaury Pekelman; o presidente da Faemg (Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais), que idealizou a ação em 2023, Antônio Pitangui; o presidente da Siamig (Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais) e da Bionergia Brasil, Mario Ferreira Campos Filho, além de outras autoridades do setor.
.