domingo, novembro 24, 2024
3 C
Brazil

Frentes parlamentares são a voz das inquietações de 27 grupos sociais

Data:

spot_img
spot_img

A Mesa Diretora da Casa vê espaço para o lobby suprapartidário. As frentes parlamentares democratizam e inovam o processo legislativo

Gerson Claro, presidente da Mesa, vê espaço para boa produção legislativa com casa mais efervescente (Foto: Luciana Nassar-ALEMS)

Entidades da sociedade civil organizada, patrimônio natural, defesa do conservadorismo e pautas de costume, além de políticas públicas de segurança, educação e assistência social e setores produtivos. Esses são alguns dos temas defendidos por nada menos que 27 frentes parlamentares instaladas na Assembleia Legislativa.

Com tantas frentes trabalhando na defesa de interesses comuns e na amplificação das inquietações dos diversos grupos sociais, a movimentação no Palácio Guaicurus tem sido bastante intensa. Algumas frentes reúnem deputados das duas extremidades ideológicas.

As frentes parlamentares ocupam cada vez mais espaço e o exemplo maior está no Congresso Nacional. São 360 frentes na Câmara e 27 no Senado. Para os deputados, uma associação suprapartidária é capaz de ser representativa e isso é bom para o aprimoramento da legislação e também para a atuação política, pela força que tem se a adesão é grande, como a frente do agro.

É o consenso de várias correntes orientadas pelos diversos grupos sociais de forma segmentada. Além do sentimento de identidade com a questão, tema ou grupo, há o dever constitucional na produção de leis e normas relacionados à vida social e econômica. Há grupos mais fortes, como o religioso e o político, mas todo debate parte das inquietações do povo e nesse campo são incontáveis questões.

Leia texto do jornalista Osvaldo Júnior

Democracia se constrói com participação popular. Importante espaço para a democratização na construção de políticas públicas são as frentes parlamentares, que somam número significativo na atual legislatura. Desde o ano passado, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) instituiu 27 grupos, fortalecendo as ações no atendimento das demandas sociais, no fomento das atividades econômicas, no desenvolvimento do Estado e na fiscalização da aplicação de recursos públicos.

Frentes parlamentares filtram as inquietações sociais. Isso é bom para os deputados. (Foto Luciana Nassar-ALEMS)

Frentes parlamentares são associações suprapartidárias de deputados de diferentes partidos e de entidades governamentais e da sociedade civil organizada, que discutem problemas e propõem soluções em áreas de interesse público. A possibilidade de instituição desses grupos é prevista no artigo 101 do Regimento Interno da Casa de Leis (Resolução 65/2008). Entre as temáticas de atuação das 27 frentes da ALEMS, estão setores produtivos, defesa dos animais, saúde, meio ambiente, educação, assistência social e direitos humanos.

Após instituídas por Atos publicados pela Mesa Diretora no Diário Oficial do Parlamento, as frentes parlamentares se reúnem para dar posse a seus membros. Feito isso, passam a realizar ações diversas pertinentes a suas temáticas. O mais recente grupo é a Frente Parlamentar das Energias Renováveis, instituída pelo Ato 57/2024, publicado no Diário Oficial do dia 23 deste mês. Essa frente objetiva fomentar a utilização das energias renováveis, contribuindo para que o Estado avance ainda mais nas pautas ambientais.

Reunião da Frente Parlamentar de Acompanhamento da Rota Bioceânica, a mais recente instalada na Assembleia (Foto: Luciana Nassar-ALEMS)

Entre as atuações de destaque, estão as audiências públicas. Nessas reuniões, deputados e representantes de órgãos públicos e da sociedade civil discutem problemas relacionados à frente parlamentar. Dos debates, resultam encaminhamentos diversos, como envios de documentos a autoridades e fundamentações para elaboração de projetos de lei e outros tipos de proposições.

As reuniões das frentes parlamentares são abertas à participação de toda sociedade, sobretudo de pessoas e entidades ligadas aos temas de atuação dos grupos de trabalho. As datas e horários dos encontros, que ocorrem, de modo geral, na Casa de Leis, são disponibilizados no site da ALEMS. As reuniões contam com cobertura e transmissão ao vivo da comunicação institucional da Assembleia Legislativa.

Confira a relação das 27 frentes parlamentares da ALEMS:

    1. Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Pesca
    1. Frente Parlamentar para o Acompanhamento da Implantação da Rota Bioceânica
    1. Frente Parlamentar Cristã em Defesa da Família
    1. Frente Parlamentar em Defesa da Educação 
    1. Frente Parlamentar de Defesa do Cooperativismo
    1. Frente Parlamentar de Apoio à Pessoa com Deficiência
    1. Frente Parlamentar em Defesa do Agronegócio
    1. Frente Parlamentar em Defesa dos Animais
    1. Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente
    1. Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Social
    1. Frente Parlamentar de Defesa do Direito da Propriedade 
    1. Frente Parlamentar da Segurança Pública e do Sistema Penitenciário 
    1. Frente Parlamentar de Defesa das Santas Casas e Filantrópicos
    1. Frente Parlamentar de Avicultura
    1. Frente Parlamentar do Leite
    1. Frente Parlamentar para a Regularização Fundiária
    1. Frente Parlamentar para o Desenvolvimento da Suinocultura
    1. Frente Parlamentar de Apoio às Comunidades Terapêuticas
    1. Frente Parlamentar de Recursos Hídricos
    1. Frente Parlamentar para o Desenvolvimento das Unidades de Conservação
    1. Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa
    1. Frente Parlamentar em Apoio aos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias
    1. Frente Parlamentar de Infraestrutura, Logística e Transporte
    1. Frente Parlamentar Pró-Vida em Defesa da Vida desde a sua Concepção
    1. Frente Parlamentar Invasão Zero
    1. Frente Parlamentar em Defesa do Conservadorismo
    2. Frente Parlamentar das Energias Renováveis

Últimas notícias

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui