quinta-feira, novembro 21, 2024
0.8 C
Brazil

Drive Thru da Reciclagem terá 11ª ação em março

Data:

spot_img
spot_img

Ação de práticas sustentáveis já coletou 45 toneladas de materiais e contribuiu com a preservação de mais de 1,6 bilhão de litros de água

Neste ano, além da coleta de recicláveis, serão recebidos materiais reutilizáveis para doação. (Foto: Divulgação)
Por Rejane Monteiro – Agems

A próxima ação do Drive Thru da Reciclagem, que incentiva práticas sustentáveis, como a coleta de materiais descartados e correta destinação de resíduos sólidos, entre outras iniciativas de conservação do meio ambiente, será realizada em Campo Grande entre os dias 14 e 16 de março. Segundo a Agência de Regulação dos Serviços Públicos (Agems), será a 11ª ação. Desde o lançamento, já foram coletados 45 toneladas de descartes, além de contribuir com a preservação de mais de 1,6 bilhão de litros de água.

O evento é realizado anualmente com apoio do o Imasul (Instituto de Meio Ambiente), e parceria da startup Du Bem Sustentável. Mais de 15 mil pessoas já passaram pelas edições do evento que, além de promover empreendedorismo sustentável, nesta edição estará coletando papel, papelão, plástico, garrafa pet, vidro, óleo de cozinha usado, sucata de aço, ferro, eletrônico, tecido, banner e lona, medicamento vencido, lâmpada, pilha, bateria, dentre outros descartes.

“Com DNA sustentável, trabalhando o conceito de descarte correto em todos os municípios, temos visto o interesse cada vez maior da sociedade com relação ao descarte correto. Mas é extremamente importante que nós, enquanto agentes públicos, tenhamos campanhas, ações e projetos que informem a sociedade a importância de práticas sustentáveis, trazendo saúde e bem-estar ao cidadão”, definiu o diretor-presidente da Agems, Carlos Alberto de Assis.

A programação contará com uma série de atividades educativas e culturais, atrações musicais, ambiente da leitura, praça de alimentação e oferta de mudas de árvores frutíferas às pessoas que realizarem o descarte. Além disso serão distribuídos outros brindes para quem praticar o descarte correto e consciente. A ação será realizada no estacionamento ao lado do acesso ao Bioparque Pantanal, no Parque das Nações Indígenas.

Trabalhando o conceito dos 5 Rs (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar), o complexo montado para o evento contará com o tradicional ambiente destinado à captação de doações. Podem ser doadas peças de roupas, calçados, alimentos não perecíveis, material de construção e tudo que estiver em boas condições.

O material arrecadado será repassado às famílias em situação de vulnerabilidade. No evento também será possível doar ração, acessórios e medicamentos para pet.

Nova ação tem meta de ampliar coleta de materiais recicláveis

“A 11ª edição do drive thru da reciclagem vem com foco nas cidades inteligentes por meio da sustentabilidade, empreendedorismo e educação. A participação de todos é muito importante. Vamos falar bastante do descarte correto para que possamos pensar em triagem, reciclagem, crescimento econômico, economia circular e logística reversa”, frisa Ana Franzoloso.

Ela ainda completa que o número do descarte correto ainda é muito pequeno. “As pessoas precisam de informação, e esse é o foco do drive, mostrar que a mudança individual precisa acontecer para podermos realizar grandes projetos na gestão pública, iniciativa privada e terceiro setor”, enfatiza a embaixadora do Lixo Zero Brasil em Mato Grosso do Sul.

Preservação da água

Um litro de óleo pode contaminar 25 mil litros de água. Isso porque suas substâncias não se dissolvem, e, quando despejadas nos cursos d’água causam descontrole do oxigênio e a morte de peixes e outras espécies, podendo contaminar o solo. Cada 1 kg de medicamentos descartados no esgoto pode contaminar até 450 mil litros de água.

A cada edição, a quantidade de resíduo descartado de forma correta só aumenta, consequentemente, aumenta também a quantidade de água preservada. Desde sua primeira edição até hoje, mais de 1,6 bilhão de litros de água foram preservados devido ao descarte correto dessas duas substâncias, que são agentes causadores da contaminação.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Em 2017, a capital de Mato Grosso do Sul aderiu à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, subscrita pela República Federativa do Brasil, que visa promover mudanças positivas no mundo do futuro. Esses objetivos representam planos que todos os Estados membros da ONU devem seguir para atingir algumas metas.

O programa Drive Thru da Reciclagem trabalha os objetivos 3, 4, 5, 6, 11, 12, 14, 16 e 17, com destaque para a erradicação da pobreza, promoção da prosperidade e bem-estar geral, proteção do meio ambiente e mitigação das mudanças climáticas.

Confira:

Evento: 11º Drive-Thru da Reciclagem
Local: estacionamento do Bioparque Pantanal, altos da Avenida Afonso Pena
Data: 14 a 16 de março
Informações: 99908-6937/99247-3187

 

Últimas notícias

spot_img

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui