Esta semana trará o início de uma mudança de padrão, que ainda será sutil, mas bastante imperceptível para algumas localidades do Sul e do Sudeste.
Por Tiago Robles – Meteored
O tempo seco e de grande amplitude térmica, caracterizado por temperaturas baixas nas noite e madrugada e mais elevadas no período da tarde, vem marcando o mês de maio, no qual registrou chuvas abaixo da média em boa parte do Brasil, com eventos de precipitação mais expressivos somente nos extremos norte, sul e leste do país.
Nesta semana, a previsão é de aumento do potencial de chuvas sobre a Região Sul, principalmente, nos estados de Santa Catarina e do Paraná. Uma boa notícia, uma vez que os eventos de chuva mais significativos vêm ocorrendo com maior frequência sobre o Rio Grande do Sul. Além disso, uma frente fria consegue, finalmente, avançar até o Sudeste, mudando o tempo de forma mais costeira pela segunda vez neste mês.
A seguir trazemos a previsão e mapas do modelo de confiança da Meteored, o ECMWF, para ver como pode ocorrer essa mudança.
Segunda e terça-feira: frente fria no Sul do Brasil e calor no centro-sul
A frente fria, que começou a avançar pelo Sul do Brasil neste domingo (18), vai continuar influenciando o tempo na Região Sul nesta segunda-feira (19), juntamente com uma massa de ar frio. No entanto, o sistema frontal já se encontra enfraquecido e mais afastado no oceano.
Somente na madrugada que há alerta para o risco de chuva forte no Rio Grande do Sul, entre a região de Porto Alegre, o litoral e a Serra.
No restante do dia de segunda-feira (19), o tempo firme predomina em praticamente toda a Região Sul, com tempo mais fechado no Rio Grande do Sul, mas, a partir da tarde, a nebulosidade permite o surgimento do sol na metade norte do estado. Assim, o tempo fica nublado e com possibilidade de chuvisco somente na metade sul e no extremo oeste do território gaúcho. A massa de ar frio só influencia o sul e o leste do Rio Grande do Sul, mantendo as temperaturas amenas ao longo do dia e a ligeira sensação de frio na madrugada e noite.
No período da noite, instabilidades ganham voltam a se formar e há previsão de chuva forte e trovoadas nas regiões do gaúchas Central, Oeste, Missões e de Porto Alegre.
Em Santa Catarina e no Paraná, a nebulosidade é variável e pouco densa, permitindo um dia ensolarado com temperaturas amenas e ligeira sensação de calor somente no centro-norte e oeste do Paraná.
Na Região Sudeste, as condições do tempo são bastante semelhantes às de Santa Catarina e do Paraná, com tempo firme para São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Sol entre poucas nuvens para o oeste mineiro e sobre o território capixaba.
Na terça-feira (20), durante a madrugada, a região instável sobre o Rio Grande do Sul ganha intensidade e se acopla à frente fria, trazendo uma nova vida ao sistema frontal. Assim, há alerta de chuva forte e para o risco de tempestades na metade norte do território gaúcho, incluindo a região de Porto Alegre, e no oeste de Santa Catarina.
Já no período da manhã, a frente fria avança e volta a perder intensidade, reduzindo as chuvas entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina no período da manhã.
No restante da terça-feira (20), o sistema não consegue avançar muito e se afasta para o oceano, mudando o tempo nas demais regiões de Santa Catarina e no extremo leste do Paraná através do aumento da nebulosidade e das chuvas de fraca intensidade.
Ao longo do dia, o tempo firme e mais quente predomina no território catarinense, bem como no Paraná e em todo o Sudeste. As temperaturas máximas podem variar de 27 a 29°C.
Quarta-feira: a nebulosidade aumenta no Sul e a mudança começa em parte do Sudeste
A frente fria finalmente se afasta e uma nova região mais instável se forma sobre o Sul do Brasil. No entanto, não há expectativa de chuvas muito volumosas, mas há potencial de pancadas de forte intensidade e de tempestades pontuais.
A quarta-feira (21) será de tempo nublado no norte do Rio Grande do Sul, em todo o estado de Santa Catarina e no leste do Paraná, com possibilidade de chuva fraca e chuvisco que acontecem de forma muito pontual.

A partir da tarde, instabilidades se formam a partir do oeste e levam potencial de chuvas intensas e de tempestades pontuais no oeste, sudoeste, sul e leste do Paraná e em todo o estado de Santa Catarina. As chuvas nas áreas mais ao leste acontecem no período da noite.
No Sudeste, o dia é de tempo firme em praticamente todas as localidades. O destaque fica para o sul e faixa leste de São Paulo, que inclui a região da capital, onde o tempo fica nublado e há possibilidade de chuva fraca entre a tarde a noite.
Quinta e sexta-feira: mais chuva no Sul e frente fria muda o tempo em SP e no RJ
Na quinta-feira (22), o tempo segue instável em Santa Catarina e na metade sul do Paraná, com chuvas de fraca intensidade alternando com períodos sem precipitação. A partir da tarde, as instabilidades ganham intensidade e há potencial de chuvas de moderada a forte intensidade, mas sem grande potencial para transtornos.

No Rio Grande do Sul, o tempo fica mais fechado no norte, nordeste e sul do estado, com possibilidade remota de chuva fraca ou chuvisco. Na verdade, o destaque fica mais para a atuação de uma massa de ar frio, que traz de volta o clima de outono.
Na Região Sudeste, a quinta-feira (23) será de tempo firme ao longo de boa parte do dia e das localidades. Uma frente fria, que se formou no Sul, avança a partir do fim do dia e muda o tempo durante a noite no leste de São Paulo através do aumento da intensidade dos ventos mais frios, do aumento da nebulosidade e da chuva fraca.

A semana termina com a frente fria atuando de forma costeira no Sudeste e deixando o tempo chuvoso no leste de São Paulo e, a partir da tarde da sexta-feira (23), no Rio de Janeiro. Há expectativa de chuvas de até forte intensidade e potencial para alagamentos.
Na Região Sul, o tempo fica mais firme, mas ainda há muita nebulosidade, principalmente no leste dos estados, onde há possibilidade de chuva fraca e chuvisco.