Projeto Catedral Erudita abre igrejas para as apresentações, valorizando os espaços sagrados como locais para eventos culturais e ampliar o acesso à música clássica erudita
Neste final de ano a Camerata Madeiras Dedilhadas e o coro do Projeto Coral Infantojuvenil da UFMS (PCIU) realizam uma série de apresentações em igrejas de Campo Grande. Os concertos são gratuitos e fazem parte do projeto Catedral Erudita.
O objetivo da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura de Mato Grosso do Sul, que realiza o Catedral Erudita por meio da Fundação de Cultura do Estado, é valorizar os espaços sagrados como locais para eventos culturais e ampliar o acesso à música clássica erudita.
A regência das apresentações da UFMS é do pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte e professor do curso de Música, Marcelo Fernandes, e da coordenadora do PCIU, Ana Lúcia Gaborim. Para a professora, a participação é importante para o crescimento do grupo, uma vez que toda experiência traz aprendizado. “Já nos apresentamos com a banda da Base Aérea, com a Orquestra Sinfônica Municipal e esta é a primeira vez nos apresentamos com a Camerata Madeiras Dedilhadas. Agora temos uma outra sonoridade, outros timbres, outro regente. Estamos bastante confiantes, o Aleluia é uma peça bastante conhecida, bastante difícil também, mas o professor Marcelo fez um arranjo especial para a participação do PCIU. Temos sempre o empenho das crianças e dos pais, estamos todos bem animados”, falou.
Além da abertura no último dia 15 na Paróquia São José, serão três outras apresentações dos grupos da UFMS: concertos no dia 21, na Quarta Igreja Batista de Campo Grande, e no dia 23, na Igreja Cristo Luz, com início a partir das 19h30 e no dia 24, véspera de Natal, na Igreja Batista em Villas Boas, a partir das 10h.
O repertório inclui canções tradicionais natalinas como Glória a Deus nas alturas, Noite feliz e Surgem anjos proclamando; e outras clássicas como o coro Aleluia de Haendel, coro Jesus, alegria dos homens, de Bach e Laudate Dominum, de Mozart. São apresentadas também obras especialmente compostas para o período natalino dos compositores brasileiros Emerico Lobo de Mesquita e Padre José Maurício Nunes Garcia. As apresentações contam com a solista Luciana Fisher.
Além das apresentações da Camerata Madeiras Dedilhadas e do PCIU, o projeto terá mais quatro apresentações da Orquestra Sinfônica de Campo Grande e do Coro Lírico Cantarte, sob regência de Eduardo Martinelli. No dia 16, a apresentação foi na Igreja São Francisco; no dia 19, na Igreja Auxiliadora; hoje, 20, será na Igreja Santo Afonso e amanhã, 21, na Igreja Presbiteriana Central.
Conforme divulgação do governo do estado, o projeto Catedral Erudita teve início em novembro de 2023 no Festival América do Sul, em Corumbá. Devido ao sucesso em integrar a música clássica e erudita com o contexto das catedrais católicas e evangélicas, terá continuidade agora na capital.
Texto: Ariane Comineti – UFMS – Com informações do Governo do Estado de MS.
Fotos: Arquivo Agecom-UFMS