Pevisões indicam que o mercado de biogás pode gerar cerca de 800 mil empregos, com investimentos de R$ 120 milhões
Por Gabriel Cavalheiro – Agência Safras*
O setor de transportes no Brasil, predominantemente movido a diesel, pode se tornar mais sustentável nos próximos cinco anos. Uma projeção apresentada na última semana durante a 30ª Fenasucro & Agrocana (Feira Mundial da Bioenergia), estima que a produção do biometano saia do 1,6 milhão de metros cúbicos atuais e chegue até 7 milhões em 2029.
Atualmente, há 25 plantas de biometano aguardando autorização para iniciar suas operações no Brasil. Essa quantidade reflete o crescente interesse e o potencial do mercado, destacando que o país está se preparando para um aumento considerável na produção desse biocombustível, revelou a gerente.
Embora o potencial seja nacional, São Paulo se destaca, sendo responsável por mais de 55% da produção de biometano a partir de cana-de-açúcar. O mercado já está começando a absorver o biometano com algumas frotas pesadas e produtores de etanol utilizando esse combustível para reduzir a pegada de carbono na produção de açúcar e etanol.
Essas iniciativas contribuem para a sustentabilidade e posicionam os produtores como líderes na adoção de tecnologias limpas, ressaltou Patrícia Bassili.
(*) Fonte: Canal Rural